O ano de 2012 foi um ano de grandes perigos para todos os utilizadores que deram uso a plataformas de jogo online. A área do gaming está a atrair a atenção dos piratas informáticos pelos vários tipos de bens que podem ser roubados. A comprovar a situação estão os sete mil ataques maliciosos diários feitos contra gamers, o que totaliza cerca de 2,55 milhões de tentativas de hacking durante o último ano.

Roubo de credenciais de acesso aos jogos para sequestro de contas e venda de itens ou até das personagens a troco de dinheiro real, e roubo de informações pessoais que incluem palavras-chave de acesso a contas bancárias, são as principais razões que movem os cibercriminosos.

Cada delator envia em média 10 mensagens por dia que contêm malware ou links que direcionam os jogadores para uma plataforma online infetada e que vai atacar o computador do internauta para proceder ao roubo de dados. Informações reveladas pela Kaspersky indicam que por dia são criados cinco mil novos programas maliciosos destinados aos gamers.

Além das tentativas de invasão diretas, os hackers apostam ainda em ações de dissimulação, recriando páginas com nomes relacionados com o jogo original e que atraem milhares de jogadores - aquilo a que a empresa de segurança chama de phishing através de engenharia social.

O número de visitas a sites falsos e armadilhados foi de 15 milhões durante o último ano que resultaram em 50 mil tentativas de redirecionamento para plataformas de phishing. E estes resultados são meramente representativos pois foram elaborados tendo em conta os utilizadores da Kaspersky Security Network - o número real de tentativas de ataques aos gamers online pode ser bem maior.

O especialista em segurança Sergey Golovanov alerta, em comunicado, todos os utilizadores a terem cuidado com os emails que recebem e que pedem informações sobre detalhes da conta ou dos servidores que o jogador costuma frequentar.

Evitar atualizações e add-ons não oficiais assim como recorrer ao pagamento com cartões de débito ou crédito controlado são outras das dicas avançadas pelo técnico russo.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico