É por isso que “nunca o jornalismo de qualidade foi tão importante para a democracia como agora”, diz Philippe Colombet. O Head of Strategic Partnerships – News and Publishers for Southern Europe da Google, falava na sessão sobre o futuro do sector dos serviços de comunicações, do evento Portugal Digital Summit promovido pela ACEPI, defendendo que “este é um momento único para os media”.

Para esse momento contribui todo o conjunto de oportunidades proporcionado pelas ferramentas tecnológicas, desde o mobile ao big data, mas também pelo conjunto de desafios existentes, começando pelo fenómeno das fake news, até à chamada “economia da atenção”.

Criar um mundo mais informado exige que as organizações e as empresas de tecnologia trabalhem em conjunto”, sublinhou Philippe Colombet, aproveitando para ressalvar que o compromisso da Google com as notícias vem de há mais de 15 anos, referindo-se missão de informar os internautas, recentemente reforçada com o lançamento da Digital News Iniciative mas também à relação que mantém com os meios de comunicação, nem sempre fácil de gerir.

Sobre essa segunda vertente rematou com um “esperamos ser hoje um melhor parceiro do que no início”, garantindo que questões sempre polémicas como a partilha de receitas publicitárias podem ser resolvidas através do diálogo entre as partes.

As conferências do Portugal Digital Summit estão a ser transmitidas em streaming pelo SAPO. Veja as apresentações do Auditório 1 e 2 neste link.