O Dia Europeu da Internet Mais Segura 2013 comemora-se oficialmente amanhã, 5 de fevereiro, mas a partir de hoje o Centro Internet Segura assinala a iniciativa com mais de 500 ações de sensibilização para os riscos da Internet, sobretudo entre os mais jovens.

Até ao dia 16 de fevereiro mais de 250 escolas do país vão receber as atividades preparadas pelo CIS, um projeto coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FTC). E se os mais jovens são o target principal das ações de formação, os pais e educadores, bem como os elementos seniores da sociedade, também vão receber indicações de como podem proteger-se e aos mais novos também.

"Jovens e crianças estão hoje entre os maiores grupos de utilizadores de tecnologias online e móveis na Europa sendo necessário assegurar, como para qualquer outro meio de interação, mecanismos e estratégias apropriados para a utilização segura das TIC", comentou em comunicado o coordenador do Centro Internet Segura, Nuno Moreira.

"Direitos e deveres online: Liga-te, mas com respeito" é o tema deste ano. Além do CIS também o Instituto Português do Desporto e da Juventude marca a data com quatro dias de passatempos a nível nacional, enquanto a Microsoft volta a contribuir com 148 voluntários em formações sobre Segurança na Internet nas Escolas.

Portugal faz parte de um conjunto com mais de cem países que estão envolvidos nas comemorações do Dia Europeu da Internet Mais Segura.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico