O Grupo Auchan lança hoje oficialmente a sua loja online, o @Jumbo, que resulta de um projecto desenvolvido com a Microsoft no último ano. A empresa não adianta ainda previsões de negócio e utilizadores mas Eduardo Igrejas, director geral do Grupo Auchan, quer colocar esta loja entre as três primeiras nos próximos 5 anos.

Para já a loja é acessível apenas na zona da Grande Lisboa, abrangendo uma região com 3 milhões de habitantes, mas o Grupo Auchan admite estender o projecto a outras regiões, nomeadamente ao Grande Porto até final do ano de 2007, uma decisão condicionada pelo sucesso desta iniciativa agora lançada.

Eduardo Igrejas admite que com a loja online será possível conquistar novos clientes, que actualmente não têm um acesso fácil às lojas físicas, e por isso estima que cerca de 50 por cento dos utilizadores do @Jumbo possam ser novos clientes.

A nível internacional o Grupo Auchan tem já uma experiência em França, na região de Paris, que Eduardo Igrejas garante estar em franco crescimento.

A entrada tardia no comercio online em Portugal é justificada por Eduardo Igrejas como sendo a "altura certa", apontado para isso os indicadores de maturidade no mercado português que revelam uma maior utilização da Internet nos lares, utilizadores mais confortáveis com o comércio online e facilidade de utilização de ferramentas, assim como a confiança nos pagamentos electrónicos.

"Há alguns anos os indicadores de mercado não revelavam uma maturidade que permitisse que o negócio fosse rentável", sublinha este responsável.

Actualmente têm lojas online o Supermercados Continente e El Corte Inglês, depois da desistência há alguns anos do Grupo Jerónimo Martins, com os supermercado Pingo Doce.

Entregas 7 horas após a compra

Na loja estão disponíveis já mais de 15 mil produtos da área alimentar, um catálogo que é complementado com produtos sazonais e artigos de folheto. Os clientes devem registar-se com a sua morada de domicílio, à qual podem acrescentar ainda duas outras moradas de entregas de produtos, condicionando desta forma o preço dos artigos que fica condicionado ao valor praticado na loja da área de influência.

O @Jumbo está aberto 7 dias por semana e 24 horas por dia, decorrendo as entregas todos os dias úteis até às 23 Horas e ao Domingo até às 17 horas. As compras realizadas até às 13 Horas podem ser entregues nesse próprio dia, já que o tempo necessário para processamento e entrega é de 7 horas.

O projecto contou com um investimento de 1,5 milhões euros para a implementação e desenvolvimento do site mas o Grupo reforçou também a sua equipa técnica e os recursos humanos na área de picking, para recolha dos produtos na loja e preparação das entregas.

A parceria tecnológica com a Microsoft Portugal foi desenvolvida no último ano e Nuno Duarte, Director geral da Microsoft Portugal, adianta que "nunca um projecto foi feito em Portugal com tanta tecnologia da Microsoft integrada de ponta a ponta". Este é um dos factores que faz com que o projecto @Jumbo esteja a ser considerado exemplar na Microsoft Corporation para a área do retalho.

Notícias Relacionadas:

2005-05-18 - Hipermercados Continente adoptam sistema de self-service desenvolvido pela Fujitsu

2005-03-25 - Internautas portugueses preferem sites nacionais para comprar online

2003-06-04 - Pingo Doce online e OnTV fecham portas a 1 de Julho

2001-03-21 - Supermercados online são alternativa