Tal como estava prometido, a Amazon lançou uma versão Kindle para correr em plataformas móveis suportadas pelo sistema operativo desenvolvido pela Google, o Android.



A aplicação permite a sincronização automática da informação relativa às últimas páginas lidas, quando o utilizador usufrui do software em mais do que um dispositivo (no smartphone com Android e no leitor Kindle, por exemplo), graças à tecnologia Whispersync.



Ajustar o tamanho do texto, colocar o ecrã em modo retrato ou paisagem, marcar páginas ou ter acesso às anotações feitas no software, mas noutro dispositivo do mesmo utilizador, são funcionalidades também disponíveis.



A loja associada ao software de leitura de livros electrónicos também foi optimizada para receber os utilizadores de sistemas Android, que só não têm à disposição a oferta de jornais, revistas e blogs, a que os utilizadores da versão original do software podem aceder. Mesmo assim, há uma oferta de 600 mil títulos disponíveis, onde se incluem mais de 100 best sellers editados pelos The New York Times.



Os números de referência fornecidos pela Apple, que disponibiliza a nova versão do software no seu site, são válidos para os Estados Unidos. Noutros mercados os números são diferentes, por questões relacionadas com os direitos de autor. Na Europa, por exemplo, a oferta fica um pouco acima dos 400 mil títulos.