O kit C3Priv foi desenvolvido pelos investigadores do Centro de Cibersegurança e Privacidade da Universidade do Porto, em parceria com a CNPD, e contém um conjunto de aplicações seguras, nomeadamente um cliente de correio eletrónico, um editor de imagem, leitor multimédia de áudio e vídeo, troca de mensagens instantâneas, entre outras.

Imagens das aplicações disponíveis no Kit da CNPD

Estas aplicações devem ser descarregadas para um pen USB que depois pode ser ligada a qualquer computador, com o objetivo de salvaguardar a privacidade e a segurança de quem navega na Internet, quando esse acesso se faça a partir de computadores que não os próprios, nomeadamente em locais públicos.

O kit disponibilizado a partir do site da CNPD é composto por vários programas existentes em código aberto, próprios para navegar e trabalhar de forma mais segura na Internet, explica a entidade, "configurados para não gravarem nada no computador onde são usados, não deixarem nenhuma informação privada sobre o utilizador e não permitirem o acesso a listas de contatos".

O C3Priv contém também um navegador de Internet portátil (Mozilla Firefox), pelas suas particularidades extra de privacidade - não guardar passwords nem campos de formulários; apagar os cookies automaticamente; não guardar o histórico de navegação; acionar a possibilidade de não ser seguido (not tracked), etc.

A pen ficará ainda com um segundo navegador, apenas preparado para funcionar com a rede Tor, o que permite aos utilizadores fazerem ligações anónimas à Internet. ClamWinm, Gimp, Kee PAss, KiTTY, MicroSIP e Pidgin são algumas das aplicações incluídas no C3Priv que serão descarregadas para a pen.

Este software começou a ser disponibilizado gratuitamente, no site da CNPD, a partir desta terça-feira, 11 de Fevereiro, dia Europeu da Investigação Segura, e será depois atualizado periodicamente.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Nota de redação: acrescentada a informação de que as imagens são referentes às aplicações disponíveis no Kit de segurança e privacidade