A America Online (AOL) e a fabricante Kodak interromperam a parceria que mantinham para um serviço de revelação e impressão de rolos fotográficos a partir da Internet, denominado "You've Got Pictures". A decisão prende-se, segundo o anunciado pelas duas empresas, com a queda da venda de filmes fotográficos e a necessidade de desenvolvimento de estratégias digitais próprias.



O You've Got Pictures havia sido lançado em 1998, quando o mercado das câmaras digitais ainda era diminuto, e permitia que os subscritores do serviço de Internet da AOL deixassem os seus rolos fotográficos para revelação num retalhista local para que pudessem ser feitas cópias digitais do mesmo que depois seriam enviadas para as suas contas AOL, onde as podiam armazenar ou partilhar.



Mas, a utilização das câmaras digitais - incluindo as que surgem nos telemóveis - cresceu bastante nos últimos anos, incentivando à proliferação de sites do chamado photofinishing, como é o caso do Ofoto da própria Kodak, que oferece alguns dos serviços contemplados no You've Got Pictures.



Face ao declínio da venda de rolos fotográficos, a fabricante norte-americana prefere agora concentrar sua estratégia no digital, apostando nomeadamente no Ofoto, segundo justificou um dos seus responsáveis citado pela agência Reuters.



A parceria para o You've Got Pictures cessa oficialmente no fim do corrente mês, embora o serviço, onde a AOL diz ter mais de 100 milhões de fotografias armazenadas, se mantenha activo.



Notícias Relacionadas:

2004-01-14 - Kodak suspende venda de máquinas fotográficas analógicas