Empresas e associações do sector das Tecnologias de Informação (TI) juntaram-se para criar, em parceria com a Federal Trade Comission norte-americana, um novo serviço dedicado a combater a fraude e o roubo de identidade online.

Chama-se Internet Fraud Alert e destina-se a recolher avisos sobre credenciais de acesso a serviços e contas online que tenham sido roubadas, de forma a permitir às empresas informar rapidamente os clientes visados e tomar as medidas necessárias.

O serviço que entrará em funcionamento "imediatamente", permite aos especialistas em segurança comunicarem quando descobrem online credenciais de utilizadores que tenham sido roubadas.

Os dados são depois canalizados para as empresas responsáveis pelo serviço em questão, que podem assim cancelar o acesso à conta cujos dados foram objecto de apropriação ilegítima, comunicar aos utilizadores o roubo de identidade e tomar as providências legais que se imponham.

A iniciativa envolve várias empresas e associações ligadas à indústria das TI, como é o caso da Microsoft, que desenvolveu e forneceu o software usado no projecto, do eBay, PayPal, da Associação Americana de Banqueiros, do Grupo de Trabalho Anti-Phishing ou da aliança nacional contra o cybercrime (National Cyber-Forensics and Training Alliance), por exemplo.

As credenciais de acesso a serviços online são muitas vezes roubadas com objectivos de comercialização, em sites da "especialidade". Por isso, são frequentemente encontradas à venda online por especialistas na área da segurança, enquanto procuram resolver outros problemas, mas a verdade é que nem sempre estes estão dispostos a "perder" tempo com o assunto. O objectivo do novo serviço é tornar mais simples e rápida a comunicação destas situações, incentivando estes especialistas a partilhar a informação que encontram.

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