De acordo com as conclusões de um estudo da Jupiter MMXI sobre a lealdade dos consumidores online europeus nos meses de Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro em relação aos sites de ecommerce os alemães obtiveram mais visitantes únicos que qualquer outro país europeu, já a Itália e a Suiça apresentaram as taxas mais baixas da Europa.
A Amazon – marca pan-europeia líder – obteve bons resultados em todos os marketplaces e em Fevereiro deste ano os sites detidos pela Amazon ocuparam os lugares cimeiros na categoria de revenda nos países analisados neste estudo – Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Suiça e Itália.
Em relação à lealdade à marca, esta parece depender do país em causa. A Suiça, por exemplo, apresentou o menor nível de retenção dos clientes em Novembro (cerca de 28 por cento), que voltaram em Fevereiro e o Reino Unido classificou-se em primeiro lugar, com 40 por cento dos seus clientes a visitá-los novamente passados três meses. Na França o site CDiscount.com liderou com 53 por cento dos seus clientes a voltar, e o site Rueducommerce.fr ficou perto, com uma taxa de retenção de clientes de 52 por cento.
Um dos sites britânicos com uma elevada taxa de retenção é o Tesco.com com 34,5 por cento de visitantes únicos em Novembro a voltar ao site em Fevereiro.
De salientar que o facto de uma marca se sair bem no mercado tradicional não significa que o mesmo aconteça na Internet. Veja-se o caso da Argos, Comet and John Lewis que conseguiram reter apenas entre 12 e 16 por cento dos seus visitantes precisando de recorrer mais a promoções e outras iniciativas comerciais para conquistar a preferência online dos visitantes.
Notícias Relacionadas:
2002-03-21 - Amazon alemã e britânica lançam novo e-marketplace
2001-12-16 - Comércio online com perspectivas optimistas para o Natal
2001-11-09 - Retalhistas testam novos sistemas para aumentar vendas de vestuário online
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
20 anos de Halo 2 trazem mapas clássicos e a mítica Demo E3 de volta -
App do dia
Proteja a galáxia dos invasores com o Space shooter: Galaxy attack -
Site do dia
Google Earth reforça ferramenta Timelapse com imagens que remontam à Segunda Guerra Mundial -
How to TEK
Pesquisa no Google Fotos vai ficar mais fácil. É só usar linguagem “normal”
Comentários