De acordo com as conclusões de um estudo da Jupiter MMXI sobre a lealdade dos consumidores online europeus nos meses de Novembro, Dezembro, Janeiro e Fevereiro em relação aos sites de ecommerce os alemães obtiveram mais visitantes únicos que qualquer outro país europeu, já a Itália e a Suiça apresentaram as taxas mais baixas da Europa.



A Amazon – marca pan-europeia líder – obteve bons resultados em todos os marketplaces e em Fevereiro deste ano os sites detidos pela Amazon ocuparam os lugares cimeiros na categoria de revenda nos países analisados neste estudo – Alemanha, Reino Unido, França, Espanha, Suiça e Itália.



Em relação à lealdade à marca, esta parece depender do país em causa. A Suiça, por exemplo, apresentou o menor nível de retenção dos clientes em Novembro (cerca de 28 por cento), que voltaram em Fevereiro e o Reino Unido classificou-se em primeiro lugar, com 40 por cento dos seus clientes a visitá-los novamente passados três meses. Na França o site CDiscount.com liderou com 53 por cento dos seus clientes a voltar, e o site Rueducommerce.fr ficou perto, com uma taxa de retenção de clientes de 52 por cento.



Um dos sites britânicos com uma elevada taxa de retenção é o Tesco.com com 34,5 por cento de visitantes únicos em Novembro a voltar ao site em Fevereiro.



De salientar que o facto de uma marca se sair bem no mercado tradicional não significa que o mesmo aconteça na Internet. Veja-se o caso da Argos, Comet and John Lewis que conseguiram reter apenas entre 12 e 16 por cento dos seus visitantes precisando de recorrer mais a promoções e outras iniciativas comerciais para conquistar a preferência online dos visitantes.



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