A LG acaba de lançar o seu serviço de acesso a conteúdos Web a partir da TV. O Netcast aposta em widgets que adaptam os conteúdos aos formatos específicos e hábitos dos utilizadores de televisão e, para além de serviços de âmbito internacional, a LG está a apostar em conteúdos nacionais, contando para já com a parceria da PT.

Luis Morais, Responsável de marketing da área de Home Entertainment da LG Portugal, explicou ao TeK que o Netcast já pode ser acedido em 60% da linha de televisores da empresa em comercialização, nomeadamente nos LCD LD650 e LD750 e em vários LEDs lançados depois de Março.

Quem já possua um destes equipamentos apenas terá de fazer a ligação por cabo ao seu Router de Internet ou usar uma pen wireless da LG, que pode ser adquirida por cerca de 30 euros.

Nos modelos de televisores que a LG vai lançar nos próximos meses o Netcast estará presente em cerca de 80% da gama, sempre em equipamentos acima de 32 polegadas e que disponham da capacidade de hardware para suportar o serviço. A gama de preços a partir da qual é possível encontrar estas Conected TVs parte dos 700 euros.

A nível de conteúdos a LG estabeleceu parcerias internacionais que levaram ao desenvolvimento de widgets para aceder a alguns dos principais serviços de redes sociais, como o Facebook e o Twitter, ao YouTube e à rede de partilha de fotografias Picasa.

O acu Weather dá acesso a informação sobre meteorologia, com a particularidade do "efeito climático" influenciar o menu de fundo das aplicações, mostrando dias soalheiros ou chuvosos de acordo com o estado do tempo da localização onde o utilizador se encontra.

[caption]netcast[/caption]

Celso Martinho, director técnico do SAPO, demonstrou as funcionalidades que o Grupo PT desenvolveu especificamente para o Netcast da LG, que para já se centram em três widgets do SAPO - Futebol, Kiosk e Farmácias - e um do Meo, o Meo Magazine, que pela primeira vez salta do menu do serviço de IPTV para uma plataforma externa.

Estão já planeadas adaptações de outros conteúdos do SAPO, até porque há um roadmap definido para o lançamento de três novas aplicações trimestralmente, mas Celso Martinho não quis adiantar ao TeK quais serão os próximos lançamentos.

[caption]netcast[/caption]

Recorde-se que ainda no final de Outubro a PT lançou vários serviços com a Samsung, especificamente adaptados para a Smart TV da marca.