O projecto de ligação em banda larga das escolas portuguesas fica concluído oficialmente amanhã com a ligação da última escola do país a receber a actualização da sua ligação Internet através de tecnologia de banda larga.



Em comunicado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior informa que a conclusão do projecto vai ser assinalada com uma visita de vários membro do Governo à escola básica do primeiro ciclo da Oriola, no concelho de Portel.



Incluída no programa Ligar Portugal, esta iniciativa é o culminar de um processo de arrancou em 1997 com a ligação das escolas à Internet em tecnologia RDIS e prosseguiu no último ano e meio com a actualização da largura de banda disponibilizada a professores e alunos, um processo conduzido pelo Governo de Durão Barroso, com a supervisão da UMIC.



A Portugal Telecom foi o operador responsável pela instalação da rede nas 8.300 escolas do país depois de ter vencido concurso público lançado pelo Governo anterior.



Para cumprir as metas definidas no projecto - que apontavam para a cobertura de 100 por cento das escolas - a PT usou ADSL e o Pico DSLAM, uma tecnologia desenvolvida pela PT Inovação que veio colmatar as dificuldades sentidas a meio do processo em fazer chegar o ADSL a todas as localizações necessárias. A capacidade do Pico DSLAM para ampliar o sinal resolveu a questão e permitiu concluir o projecto, depois de alguma pressão da tutela.

Além da utilização do PICO DSLM, confirmada ao TeK pela PT e pelo próprio ministro Mariano Gago em Dezembro, a FCCN explicou à TSF que nos casos onde tecnicamente se percebeu ser completamente inviável a utilização de ADSL foram utilizados "outros sistemas", como sejam "quatro canais RDIS"



Nota de redacção [02-02-2006 11:51]: A notícia foi actualizada com informação divulgada pela FCCN.

Notícias Relacionadas:

2005-12-22 - Banda larga chega a 100% das escolas em Janeiro de 2006

2005-08-01 - Ligar Portugal quer triplicar o número de famílias com acesso à banda larga

2004-10-01 - Rede de banda larga para as escolas operacional em 18 meses