A partir do próximo ano toda a linha de laptops e PCs desktop da HP vai ter pré-instalado o Netscape, permitindo que os utilizadores optem entre este browser e o Internet Explorer da Microsoft.



A versão 8 do browser será incluída em todos os PCs HP nos Estados Unidos e no Canadá permitindo que os utilizadores possam aceder-lhe através do menu Start do seu sistema XP, ou tenham acesso a equipamentos configurados por defeito já à saída da loja. A empresa adiantou que está a estudar a possibilidade de vir a aplicar esta possibilidade a outros mercados, mas para já não adianta pormenores.



No início dos anos 90 muitas empresas vendiam os seus equipamentos com os dois browsers, uma prática que se foi perdendo quando a Microsoft começou a integrar o Internet Explorer no sistema operativo Windows.



A iniciativa valeu à empresa de Bill Gates uma batalha legal com a AOL, proprietária do Netscape, que culminou num acordo extra-judicial e no pagamento de uma indemnização de 750 milhões de dólares que abriu caminho à Microsoft para conquistar a actual quota de 90 por cento do mercado.



A decisão da HP em reintroduzir a opção de escolha resulta de uma pesquisa feita junto de utilizadores que identificou um número considerável de opiniões favoráveis a um acordo do género.



A escolha do Netscape foi uma consequência das semelhanças no código dos dois produtos, que por exemplo o Firefox não tem, e da segurança do browser, garante a HP que sublinha o baixo número de vulnerabilidades detectadas. Outra das razões foi os incentivos financeiros que a empresa ofereceu à HP, admitiram as companhias.



Notícias Relacionadas:

2005-05-20 - Versão 8.0 do Netscape aumenta segurança contra spyware

2003-05-30 - Microsoft e AOL põem fim à guerra dos browsers através de acordo

2002-01-23 - AOL usa política de promoção do Internet Explorer para processar a Microsoft