Todos os trabalhadores ligados à administração pública local de Portugal têm agora uma plataforma online onde podem interligar-se aos seus pares de outras entidades públicas espalhadas pelo país e pelos PALOP. A ideia é aproximar as várias instituições administrativas para que possam partilhar informação entre si e ajustar com mais eficácia as respostas às necessidades das populações.

Cidades e autarquias, juntas de freguesia, empresas, associações e outras entidades com competências locais e territoriais podem inscrever-se no Link Cities. A solução funciona como uma rede social onde cada trabalhador ou organismo pode ter um perfil público que serve para estabelecer contacto com terceiros.

O serviço funciona numa base de subscrição mensal que varia de acordo com a tipologia da entidade e com o número de habitantes que lhe estão associados. O serviço apenas é gratuito para os empregados da administração pública, o que reforça o caráter social da plataforma sobre o caráter institucional.

Além das típicas partilhas de hiperligações, textos, fotografias e vídeos, o Link Cities tem a particularidade de também permitir a publicação de PDF.
As uniões entre contactos podem ser segmentadas por localização ou áreas de competência, e as informações podem ser obtidas através de pesquisas e alertas definidos para pessoas ou organizações.

O objetivo passa por tentar ligar mais de quatro mil cidades e 300 mil profissionais em Portugal, mas atualmente a rede social profissional conta com pouco mais de cem membros e 39 cidades. Entidade públicas como o Tribunal Constitucional, o Tribunal de Contas e a Procuradoria-Geral da República, entre outras, também já têm presença no site.

Os objetivos para os PALOP são mais ambiciosos, sendo o objetivo ligar 20 mil cidades e nove milhões de profissionais, mas para já o funcionamento da plataforma está limitado ao mercado nacional.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico