Autenticação em dois passos: uma moda que está a chegar aos maiores serviços Web e mobile que os utilizadores agradecem. Nas duas últimas semanas várias empresas ligadas às TI anunciarem que o sistema de login dos serviços estava mais seguro. LinkedIn e Evernote são os mais recentes membros desse clube "protegido".

No caso do LinkedIn a autenticação em dois passos é opcional e cabe a cada utilizador definir o seu grau de segurança. Caso esteja ativado, os internautas vão ser convidados a introduzir os dados de login tradicionais mais um segundo código de segurança que é enviado para o telemóvel, sempre que a conta tenta aceder a partir de um novo dispositivo.

Os interessados em ativar a funcionalidade devem procurar no painel de segurança da rede social.

O Evernote foi mais longe e introduziu três novidades de segurança. O modelo de autenticação em dois passos funciona da mesma forma que o do LinkedIn, mas apenas vai estar disponível numa fase inicial para utilizadores Premium e Business.

O serviço de apontamentos e anotações introduziu ainda uma funcionalidade que permite bloquear o acesso às aplicações Evernote de uma determinada conta de utilizador, em caso de perda do telemóvel ou computador. Da próxima vez que os serviços forem acedidos será requisitada a password e username.

Por fim resta referir a ferramenta Access History, que permite ver quais as autenticações e a partir de que IP foram feitas, nos últimos 30 dias relativamente às aplicações da empresa.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico