À semelhança do que já acontece com os devedores ao fisco, também os contribuintes singulares com dívidas à Segurança Social a partir dos 50 mil euros e devedores colectivos com dívidas iguais ou superiores a 100 mil euros, vão ter o seu nome publicado na Internet.



No total foram notificados para audição prévia 442 devedores, cujo total de dívidas acumula 100 milhões de euros, embora, após o prazo de contestação e/ou pagamento previsto a lista final a divulgar, inclua cerca de duas centenas de contribuintes com pagamentos à Segurança Social em atraso.



Inicialmente serão consideradas dívidas com processos de cobrança coerciva instaurados nas Secções de Processo da Segurança Social até ao dia 31 de Dezembro de 2004.



A lista de devedores vai estar disponível no site da Segurança Social, onde estarão publicados os nomes dos contribuintes devedores, por ordem alfabética, escalão de dívida e natureza jurídica do devedor.



A publicação das listas de devedores ao Estado é o novo instrumento de combate à fraude e evasão, realçou ontem o Ministério do Trabalho e da Solidariedade Social (MTSS) em comunicado.



Todos os contribuintes foram notificados e poderão contestar a sua inclusão na lista, avançou o MTSS.



O ministério adiantou também que a lista de devedores só será publicada no final do dia de hoje (quinta feira, 17 de Agosto), depois de chegar ao ministério a última remessa diária de correio. O timing pretende evitar erros na publicação de nomes, que entretanto regularizem a sua situação de dívida.

Nota de Redacção 17-08-2006 11:04: A notícia foi actualizada com informação relativa à publicação da lista de devedores.

Notícias Relacionadas:

2006-08-11 - DGCI publica informação de bens penhorados na Internet

2006-07-31 - Lista de devedores ao fisco publicada na Internet

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.