A Ovi Store ultrapassou o marco dos cinco milhões de downloads por dia, numa altura em que oferece mais de 40 mil aplicações, com cerca de mil aplicações novas a serem adicionadas semanalmente, anunciou a Nokia.

O número registado foi impulsionado pelos mais recentes dispositivos Symbian, Nokia N8, Nokia C6-01, Nokia C7 e Nokia E7, com os quais são feitos cerca de 15 por cento dos downloads diários.

As mais de 40 mil aplicações agora disponibilizadas representam um crescimento de quase oito vezes em apenas um ano, acrescenta a fabricante.

A Nokia faz igualmente "contas" às mais-valias proporcionadas à comunidade de programadores, referindo que 158 developers, de 41 países, somaram, cada um deles, cerca de um milhão de downloads feitos às suas aplicações.

Para o volume de downloads conseguido terá contribuído a sistema de facturação móvel desenvolvido pela Nokia, que permite que as aplicações descarregadas sejam cobradas na factura do telemóvel, "o que aumenta para quatro vezes mais a compra por parte dos utilizadores", refere a Nokia em comunicado. Este sistema está disponível para 36 mercados, Portugal incluído.

"Este marco vem reforçar o interesse dos consumidores nas nossas aplicações (…) e ajuda-nos a planear o futuro para quando surgirem os novos Symbian, assim como os futuros smartphones resultantes da parceria com a Microsoft", afirma Tero Ojanpera, vice-presidente executivo para a área de serviços.

Recorde-se que a parceria entre a Nokia e a Microsoft foi estabelecida no passado mês de Fevereiro e, além de dar oportunidade à fabricante de telemóveis de tentar recuperar quota nos "telefones inteligentes", poderá contribuir, segundo a IDC, para que o sistema operativo Windows Phone assuma a vice-liderança do mercado mundial de smartphones em 2015.