A Google anunciou hoje o lançamento de uma versão localizada para Portugal da sua loja de aplicações Web destinadas ao Chrome, que assim abre as suas portas às aplicações de programadores nacionais.

A novidade é comunicada numa nota aos meios em que a gigante informa que o serviço para aceder a aplicações, expansões e temas para o navegador da Google é hoje expandida a 24 países (incluindo o nosso) para além dos Estados Unidos, mercado onde se estreou.

Apresentada há nove meses, a Chrome Web Store encontrava-se acessível também para os utilizadores em território nacional, não contava no entanto com uma versão especificamente localizada para o este mercado, onde fosse possível encontrar aplicações destinadas especificamente aos internautas nacionais ou criadas por programadores portugueses.

Entre as aplicações localizadas para Portugal encontram-se para já títulos como o Angry Birds, o programa de edição de fotografia Picnik e o Google Docs, esperando-se que outras se lhes juntem à medida que programadores, produtores de conteúdos e empresas integrem façam chegar as suas propostas à plataforma.

A novidade tem peso importante para os programadores e empresas, que passam a poder desenvolver e fazer chegar as suas aplicações aos cerca de 160 milhões de utilizadores do Chrome a nível global - segundo os números da Google.

Passam também a poder usar o sistema de pagamentos, que lhes permite fazerem-se pagar pelas suas criações em várias modalidades: numa operação única, pagamentos baseados em subscrição, testes gratuitos e pagamentos de aplicações em moeda local, descreve a empresa.

Escrito ao abrigo do Acordo Ortográfico