A Microsoft anunciou ontem no blog do Windows Phone que se prepara para levar a cabo um conjunto de alterações no site oficial da plataforma e no nome da própria loja de aplicações, que passa a designar-se Windows Phone Store, já a partir de hoje.



A decisão, explica a Microsoft no blog, tem como objetivo uniformizar a designação e a própria imagem da loja de aplicações móveis com a do Windows, que já se designava por Windows Phone.

Mas na loja de aplicações para a versão móvel do sistema operativo o nome não será a única alteração. A plataforma foi revista - novamente - para passar a contar com novas funcionalidades de pesquisa, apresentar mais aplicações e novas opções de menus.

[caption]Nome da imagem[/caption]

A pesquisa de aplicações passa a tirar partido da tecnologia do Bing, melhorias que facilitam a pesquisa de termos com erros ortográficos ou de termos relacionados. Por exemplo, a partir de um termo que não está no título da aplicação mas que ajude a descrevê-la ou ao seu conteúdo.



Outra novidade a este nível é que o motor de pesquisa vai aprendendo com as pesquisas do utilizador, para melhorar os resultados que consegue devolver. Parte das novidades relacionadas com a pesquisa estão para já disponíveis apenas no PC, mas a Microsoft promete que antes do final do ano chegam à versão para telemóvel.



Com o mesmo objetivo de facilitar a vista dos conteúdos disponíveis na loja, a plataforma passa a agrupar no Spotlight aplicações recentemente submetidas na loja e que as equipas de gestão consideram que vale a pena destacar.



A seleção procura ter em conta os inputs que os utilizadores partilharam com a empresa ao longo dos últimos meses relativamente àquilo que mais e menos gostavam de ver destacado na plataforma.

[caption]Nome da imagem[/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Cristina A. Ferreira