
A loja de aplicações para utilizadores de sistemas Mac está disponível a partir desta quinta-feira. A nova plataforma da Apple fica disponível em 90 países e arranca com mais de mil aplicações disponíveis, entre programas pagos e gratuitos.
Podem utilizar a nova loja os utilizadores da versão Snow Leopard do sistema operativo, através da actualização 10.6.6. O serviço vai estar também disponível para os utilizadores da versão Lion (a versão 10.7 do Mac SO), quando esta for lançada.
Os programadores que pretendem disponibilizar aplicações neste mercado têm liberdade para fixar o preço dos programas, mas têm também de sujeitar-se às regras da Apple, em matéria de partilha de receitas. A proposta da Apple é de uma divisão 30/70, com a maior fatia do bolo a ir para os autores das aplicações.
Seguindo a mesma lógica das lojas de aplicações disponibilizadas para o iPhone e iPad, a loja de aplicações para Mac permite seleccionar conteúdos por categorias, mais descarregados ou novidades.
A própria Apple também assegura alguma da oferta disponível na nova loja e vende na plataforma produtos que integram com o sistema operativo, como o iPhoto, iMovie, Aperture 3, Pages ou GarageBand.
Na morada electrónica da Apple para Portugal já pode encontrar um caminho para o novo lançamento.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários