A loja de aplicações para utilizadores de sistemas Mac está disponível a partir desta quinta-feira. A nova plataforma da Apple fica disponível em 90 países e arranca com mais de mil aplicações disponíveis, entre programas pagos e gratuitos.



Podem utilizar a nova loja os utilizadores da versão Snow Leopard do sistema operativo, através da actualização 10.6.6. O serviço vai estar também disponível para os utilizadores da versão Lion (a versão 10.7 do Mac SO), quando esta for lançada.



Os programadores que pretendem disponibilizar aplicações neste mercado têm liberdade para fixar o preço dos programas, mas têm também de sujeitar-se às regras da Apple, em matéria de partilha de receitas. A proposta da Apple é de uma divisão 30/70, com a maior fatia do bolo a ir para os autores das aplicações.



Seguindo a mesma lógica das lojas de aplicações disponibilizadas para o iPhone e iPad, a loja de aplicações para Mac permite seleccionar conteúdos por categorias, mais descarregados ou novidades.



A própria Apple também assegura alguma da oferta disponível na nova loja e vende na plataforma produtos que integram com o sistema operativo, como o iPhoto, iMovie, Aperture 3, Pages ou GarageBand.



Na morada electrónica da Apple para Portugal já pode encontrar um caminho para o novo lançamento.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.