Com o objectivo de acompanhar empresas como a IBM, a Microsoft e a Sun Systems na sua estratégia de disponibilização de serviços Web a fabricante de software, Macromedia, acaba de anunciar que irá fazer do seu conhecido programa de animação Flash uma peça fundamental nos serviços Web na Internet.



Relembramos que em Março deste ano esta empresa lançou já o Flash Player 6 uma nova versão da aplicação gratuita que é guardada nos PCs para exibir conteúdos Flash. Esta versão funciona com vários sistemas operativos, dispositivos móveis e consolas de televisão interactiva. Proporciona também a possibilidade de transmitir vídeo e aúdio, assim como a capacidade de servir como interface para que outras aplicações possam correr num servidor centralizado e estarem ligadas à Internet.



Para conceber e construir páginas Web e aplicações associadas a Macromedia lançou também em Março o Flash MX, que incorpora suporte de vídeo, componentes de aplicações e funcionalidades de acessibilidade.




Desta forma, a fabricante espera agora o aumento da utilização do popular editor de HTML Dreamweaver – que em breve terá no mercado uma quinta versão – e do resto dos seus produtos designados como rich Internet applications. Estas irão funcionar como aplicações independentes proporcionando aos utilizadores acesso a conteúdos na Net, aúdio, vídeo e dados para transacções empresariais.



Afirmando que a Internet é muito cara, os responsáveis da Macromedia revelaram ao jornal The New York Times, que a abordagem da empresa será no sentido de baixar em muito os custos que a utilização da banda larga representa para as empresas que enviam páginas Web repetidas para os seus clientes, ou efectuam transacções online.



Assim, a nova aplicação para Internet que estará disponível em Junho próximo e que é denominada como Macromedia MX vai incluir ferramentas de authoring, software de servidor e o Flash. Este novo produto foi desenvolvido para funcionar em conjunto com a próxima geração de servidores de software da Microsoft, Sun Microsystems e IBM.



Notícias Relacionadas:

2002-04-15 - IBM disponibiliza nova tecnologia de serviços Web seguros

2002-04-11 - IBM, Microsoft e VeriSign propõem nova norma de segurança para serviços Web

2002-02-06 - Empresas criam consórcio para desenvolvimento de tecnologia para serviços Web

2002-03-04 - Macromedia desenvolve nova versão de Flash para criação de sites

2001-09-12 - Windows XP integra Flash Player 5