Numa conferência do Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos (IEEE), grupo do qual faz parte, o jovem madeirense travou conhecimentos com o antigo Embaixador da Google em Portugal. Uns meses mais tarde veio a saber que procuravam um novo representante português para fazer a ligação entre os estudantes e a empresa. Foi aí que decidiu entrar em cena.

André Freitas é aluno do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e decidiu lançar-se num novo desafio.

O cargo de Embaixador da Google "implica fazer atividades que promovam a adoção dos produtos da Google para que os estudantes sejam mais produtivos, falar das oportunidades de emprego e aproximar a empresa da Faculdade no sentido de perceber melhor a sua cultura", explicou o jovem ao TeK.

"Vou falar ainda das oportunidades de emprego da Google e de programas de verão e tenho confiança de que consiga estudantes que queiram aceitar estes desafios", acrescentou o estudante da FEUP, que considera os alunos desta faculdade como pró-ativos.

O madeirense é também um empreendedor e foi o perfil ativo que muito provavelmente contribuiu para a sua escolha. "Tinha confiança visto que tinha um currículo com experiência em atividades na faculdade", contou André Freitas ao TeK.

Primeiro precisou de responder a um conjunto de questões, depois teve que elaborar um vídeo sobre si mesmo. A seguir à seleção, o jovem estudante participou no Google Student Ambassador Summit nos escritórios da Google na Irlanda onde foi interiorizar a cultura de trabalho da gigante dos motores de busca.

Ficam aqui algumas fotos dos dias que André Freitas teve nos HQ europeus da Google.

O cargo de Embaixador foi assumido no início do ano letivo e vai durar até que o período de aulas termine em 2014. O desafio vai contribuir para enriquecer o currículo de André Freitas, mas a nível pessoal também há uma realização: "O facto de estar envolvido numa grande empresa, neste caso como embaixador, sempre fez parte dos meus sonhos. E como uso a Google desde que conheço a Internet é um desejo cumprido".

Adepto confesso de quase todos os serviços-chave da empresa de Mountain View - Pesquisa, Gmail, Calendar, Youtube, Hangouts e Google+ -, André Freitas não acredita nas teorias que dão como obsoletas dentro de alguns anos as maiores tecnológicas da atualidade como a Google, o Facebook ou a Microsoft.

"Na minha opinião estas previsões assumem que não existe mudança e evolução nestes gigantes quando não é isso que acontece: vemos que a Google tem inovado e respondido à mudança nas necessidades da humanidade", remata o jovem madeirense.

Nota de redação: Corrigida a tradução do IEEE por sugestão de um leitor

Rui da Rocha Ferreira


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico