O Mt. Gox começou a semana de forma negativa depois de ter estado cinco horas com os servidores em baixo, causado por ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS). O maior mercado de compra e venda de Bitcoins tem sido fustigado por vários ataques informáticos desde o crescimento explosivo da moeda digital.

As investidas foram confirmados pelos responsáveis do Mt. Gox nas redes sociais. Perante as situações ocorridas nas últimas semanas, a "bolsa" está a ser forçada a procurar mais e melhores medidas de proteção que impeçam que as informações fiquem desatualizadas e condicionem a troca da moeda, revela o The Next Web.

O valor do dinheiro digital parece não ter sido muito afetado pelo ataque - o que mostra que o pânico que se estabeleceu no dia 11 de abril e levou a uma desvalorização de 60% do Bitcoin pode ter blindado os utilizadores para os problemas de uma moeda peer-to-peer. Antes dos DDoS cada Bitcoin valia 125 dólares e ao final da tarde de ontem estava a valer 123 dólares cada.

O motivo dos ataques continua sem ser conhecido, mas muitos acreditam que os piratas informáticos executam os ataques distribuídos de negação de serviço para que o valor da moeda caia de forma acentuada, o que possibilita do Bitcoin por valores mais baixos ao valor real do mercado.

Este é um dos aspetos negativos e uma das grandes falhas que tem sido apontada ao dinheiro digital - o facto de apenas funcionar online, ficando sujeito a hackers, e de não ter um sistema sustentado que possa restabelecer a ordem quando esta se perde.

Ainda assim a moeda tem dados sinais de força ao manter-se com uma cotação elevada há vários dias, mesmo apesar da grande desconfiança que tem sido levantada e que tem origem também no fecho de alguns dos mais importantes mercados de troca da moeda digital.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.