O site de comércio online MercadoLivre acaba de lançar uma versão para Portugal. A plataforma já está presente em 12 países da América Latina, onde lidera este segmento sendo, de acordo com dados da comScore fornecidos pela empresa, um dos 10 sites de comércio electrónico mais visitados em todo o mundo.



Stelleo Tolda, COO do MercadoLivre, explicou ao TeK que o lançamento de uma versão local do site - a única fora do continente americano - surge no âmbito da estratégia da empresa de explorar "continuamente novas oportunidades de negócio".



Nesse contexto, "Portugal apresenta-se como um mercado favorável e maduro, com crescimento da penetração da Internet e do comércio electrónico", refere. Entre os dados que basearam a decisão da empresa está o facto de em Portugal 46,2 por cento da população ter acesso residencial à Internet por banda larga e "deste percentual apresentar crescimento contínuo, segundo dados do PORDATA", acrescenta. A empresa também terá analisado as taxas de crescimento do PIB desde 2005, bem como os dados da ACEPI relativamente ao comportamento dos consumidores online no último trimestre do ano.



Stelleo Tolda admite que a oferta de produtos na versão portuguesa da plataforma, que pode ser usada sem custos, apenas mediante registo do utilizador, ainda é reduzida, mas acrescenta que tem aumentado diariamente.


O responsável prefere não quantificar as estimativas de evolução da plataforma em Portugal, mas sublinha que "certamente as expectativas são positivas em relação ao mercado português, considerando que se trata de um mercado maduro, com penetração de Internet significativa e PIB per capita em crescimento".


Para já, a empresa não tem planos para assegurar uma presença directa em Portugal. "O site começou agora e vamos observar como ele se desenvolve. Esta é a primeira etapa e preferimos nos concentrar neste momento", diz Stelleo Tolda.


No ano passado três milhões de utilizadores venderam no Mercado Livre e nove milhões compraram um total de 29,5 milhões de produtos, mais 39 por cento que no ano anterior, gerando 2,75 mil milhões de dólares de negócio. Oitenta por cento das transacções referem-se a produtos novos e 90 por cento foram realizadas a preço fixo e não através de leilão.


À versão portuguesa do site faltam ainda algumas ferramentas disponíveis nas versões da América Latina, como o MercadoPago, uma ferramenta de pagamento. Assim, caberá aos vendedores e compradores combinarem entre si uma forma de pagamento.


Cotado no índice Nasdaq, o MercadoLivre opera neste momento com 1,4 mil funcionários e assegura presença na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Panamá, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

Cristina A. Ferreira