A empresa de segurança Finjan Software alertou para a existência de um sofisticado esquema de hacking online, denominado "random js toolkit", que está a infectar mais de 10 mil sites com códigos maliciosos.



O ataque é efectuado a partir de um código JavaScript que primeiro contamina um servidor e depois se propaga por todas as páginas alojadas nessa mesma empresa. Neste sentido, quando um utilizador visita um dos sites infectados o código instala-se no PC e rouba informações privadas dos internauta. Assim que a operação é efectuada, os dados são transferidos para um servidor que os armazena.



De acordo com a empresa de segurança, o servidor principal onde as informações ficam alojadas está situado em Espanha.



Por sim, a Finjan Software alerta que uma das empresas afectadas é uma empresa de publicidade online que funciona por afiliações, ou seja, onde inúmeras companhias alojam os seus próprios anúncios. Ao que tudo indica, a empresa está a fornecer banners com o código malicioso integrado. Esta situação faz com que, quando um utilizador acede a um site que contem estes banners, o JavaScript seja descarregado, infectando o computador do visitante.



Notícias Relacionadas:

2008-01-09 - Ameaças online: previna-se conhecendo as tendências

2008-01-08 - Ameaças informáticas em Dezembro tiram partido das festas

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.