A empresa de segurança Finjan Software alertou para a existência de um sofisticado esquema de hacking online, denominado "random js toolkit", que está a infectar mais de 10 mil sites com códigos maliciosos.
O ataque é efectuado a partir de um código JavaScript que primeiro contamina um servidor e depois se propaga por todas as páginas alojadas nessa mesma empresa. Neste sentido, quando um utilizador visita um dos sites infectados o código instala-se no PC e rouba informações privadas dos internauta. Assim que a operação é efectuada, os dados são transferidos para um servidor que os armazena.
De acordo com a empresa de segurança, o servidor principal onde as informações ficam alojadas está situado em Espanha.
Por sim, a Finjan Software alerta que uma das empresas afectadas é uma empresa de publicidade online que funciona por afiliações, ou seja, onde inúmeras companhias alojam os seus próprios anúncios. Ao que tudo indica, a empresa está a fornecer banners com o código malicioso integrado. Esta situação faz com que, quando um utilizador acede a um site que contem estes banners, o JavaScript seja descarregado, infectando o computador do visitante.
Notícias Relacionadas:
2008-01-09 - Ameaças online: previna-se conhecendo as tendências
2008-01-08 - Ameaças informáticas em Dezembro tiram partido das festas
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários