Este ano usaram a Internet para entregar a sua declaração anual de impostos
2.119.341 contribuintes, mais 22,2 por cento que no ano passado. O número reparte-se entre contribuintes da Fase 1 (trabalhadores por conta de outrem) e da Fase 2 (trabalhadores por conta própria ou independentes), cujo prazo de entrega terminou na passada sexta feira. Nesta segunda fase escolheram a Internet para fazer chegar o seu IRS aos serviços do Estado 1.014.555 contribuintes, num aumento de 6,7 por cento face a 2005.



Na primeira fase de entregas, cujo prazo terminou no passado dia 4 de Abril, tinham entregue a declaração de IRS pela Internet 1.104.786 contribuintes, numa subida de 41 por cento face ao ano anterior.



Recorde-se que este ano o Governo levou a cabo um conjunto de medidas para incentivar a entrega das declarações anuais de impostos pela Internet, num esforço para descongestionar os serviços e tornar o processo mais célere para o próprio cidadão.



Para além do alargamento dos prazos de entrega das declarações através da Internet, o Governo estabeleceu parcerias com as juntas de freguesias para disponibilizarem acesso à Internet e ajuda no preenchimento das declarações para os contribuintes que quisessem usar o canal online mas não dispusessem de acesso doméstico à Internet.



Este ano foi também testado um novo sistema de ajudas ao preenchimento das declarações em formato electrónico que logo na altura da introdução dos dados confronta o utilizador, sempre que os dados fornecidos sejam diferentes daqueles que os serviços possuem. Este sistema de ajudas vai desenvolver-se de forma gradual até se converter num mecanismo de pré-preenchimento das declarações que deverá entrar em vigor a partir de 2009.



Notícias Relacionadas:

2005-04-06 - Declarações de IRS entregues por via electrónica aumentam 60 por cento

2006-02-17 - Sistema de alertas para declarações de IRS online reduz tempo de resolução de irregularidades

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Tek. Diariamente. No seu email.

Notificações

Subscreva as notificações SAPO Tek e receba a informações de tecnologia.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.