Desde o seu lançamento, em Outubro de 2008, o Android Market registou mais de três mil milhões de downloads. A marca, atingida no final do primeiro trimestre deste ano, mostra um crescimento de 50 por cento face ao final de Dezembro de 2010.

Os valores mostram que a loja de aplicações da Google precisou de 20 meses para atingir um milhão de milhão de downloads, cerca de cinco meses para chegar aos dois mil milhões e apenas três meses para atingir a nova marca.

Apesar do "feito", o Android Market ainda está bastante atrás da rival App Store, da Apple, a partir da qual já foram feitos mais de dez mil milhões de downloads. A diferença também se faz sentir em relação ao volume de conteúdos disponíveis: perto de 170 mil aplicações no primeiro caso e cerca do dobro (350 mil) na App Store.

Os números oficiais da Google, apresentados no final da semana passada, mostram ainda que há 350 mil smarthpones Android activados todos os dias, em média, um valor também superior ao revelado em Dezembro, situado em cerca de 300 mil.

Nas contas actuais, por mês haverá algo como 10,5 milhões de novos telefones com aquele sistema operativo. A manter-se o ritmo de crescimento, até ao final do ano a gigante da Internet "estará" em, pelo menos, 126 milhões de smartphones.

Refira-se que nos últimos resultados financeiros, os lucros da Google voltaram a crescer (17,5%), assim como as receitas (27%). Os valores foram no entanto ensombrados pela subida de 54% das despesas.