A menos de uma semana do final do prazo da segunda fase de entregas de IRS online, as Finanças revelam que 3.455.767 contribuintes já fizeram a sua declaração através da Internet. Os valores fazem esperar um aumento, face a 2009, dos que preferem a Internet para entregar a declaração de impostos.

Na primeira fase, que terminou a 18 de Abril, foram submetidas 2.672.814 declarações electrónicas de IRS (relativas a rendimentos de trabalho dependente e pensões), quase mais 270 mil que no mesmo período do ano passado.

A ajudar ao crescimento estarão os vários incentivos à entrega online, com especial destaque para a antecipação dos reembolsos para quem optasse por esta via, introduzido este ano: os contribuintes que entregassem o IRS online teriam o seu dinheiro de volta até 20 dias após a entrega da declaração.

Aqueles cujos rendimentos não resultam exclusivamente do trabalho dependente ou de pensões ainda têm até sexta-feira, 28 de Maio, para fazer as suas declarações na net. No final da semana passada os serviços do Ministério das Finanças tinham recebido 782.953 declarações deste tipo. Se o número de contribuintes a usar a internet para entregar o IRS na segunda fase for, pelo menos, igual ao do ano passado, o número total de declarações entregues por essa via irá crescer em 2010.

O prazo para entregas da segunda fase foi "esticado" até 28 de Maio, devido problemas com o sistema informático que levaram também ao prolongamento da primeira fase e consequente adiamento do início da segunda (com medo de sobrecarregar o sistema), que só se deu a 19 de Abril, ao invés de 16. Apesar disso, as Finanças prometeram reembolsos do imposto num prazo de 20 dias contados a partir de 16 de Abril para quem entregasse a declaração electrónica no primeiro dia da segunda fase.

As estatísticas oficiais são fornecidas com base nos dados recolhidos até às 18h da passada quinta-feira, 20 de Maio, e mostram, pelo menos para a primeira fase, um maior interesse dos contribuintes nas declarações electrónicas, algo que já vem crescendo de ano para ano.

[caption]Declarações submetidas - IRS[/caption]

Este ano, mais 382.795 contribuintes fizeram o seu registo para utilização do sistema de entrega de declarações de imposto através da Web, que conta actualmente com cerca de 7,7 milhões de inscritos.