A menos de uma semana do final do prazo da segunda fase de entregas de IRS online, as Finanças revelam que 3.455.767 contribuintes já fizeram a sua declaração através da Internet. Os valores fazem esperar um aumento, face a 2009, dos que preferem a Internet para entregar a declaração de impostos.

Na primeira fase, que terminou a 18 de Abril, foram submetidas 2.672.814 declarações electrónicas de IRS (relativas a rendimentos de trabalho dependente e pensões), quase mais 270 mil que no mesmo período do ano passado.

A ajudar ao crescimento estarão os vários incentivos à entrega online, com especial destaque para a antecipação dos reembolsos para quem optasse por esta via, introduzido este ano: os contribuintes que entregassem o IRS online teriam o seu dinheiro de volta até 20 dias após a entrega da declaração.

Aqueles cujos rendimentos não resultam exclusivamente do trabalho dependente ou de pensões ainda têm até sexta-feira, 28 de Maio, para fazer as suas declarações na net. No final da semana passada os serviços do Ministério das Finanças tinham recebido 782.953 declarações deste tipo. Se o número de contribuintes a usar a internet para entregar o IRS na segunda fase for, pelo menos, igual ao do ano passado, o número total de declarações entregues por essa via irá crescer em 2010.

O prazo para entregas da segunda fase foi "esticado" até 28 de Maio, devido problemas com o sistema informático que levaram também ao prolongamento da primeira fase e consequente adiamento do início da segunda (com medo de sobrecarregar o sistema), que só se deu a 19 de Abril, ao invés de 16. Apesar disso, as Finanças prometeram reembolsos do imposto num prazo de 20 dias contados a partir de 16 de Abril para quem entregasse a declaração electrónica no primeiro dia da segunda fase.

As estatísticas oficiais são fornecidas com base nos dados recolhidos até às 18h da passada quinta-feira, 20 de Maio, e mostram, pelo menos para a primeira fase, um maior interesse dos contribuintes nas declarações electrónicas, algo que já vem crescendo de ano para ano.

[caption]Declarações submetidas - IRS[/caption]

Este ano, mais 382.795 contribuintes fizeram o seu registo para utilização do sistema de entrega de declarações de imposto através da Web, que conta actualmente com cerca de 7,7 milhões de inscritos.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.