Foi detetado um novo malware para dispositivos móveis Android. O trojan faz-se passar por uma aplicação de segurança e rouba SMS do smartphone, com vista a intercetar credenciais de acesso à banca online.

O alerta foi lançado esta semana pela Kaspersky, que nos últimos dias tinha já encontrado mais três tipos de ficheiros com a mesma funcionalidade e todos eles recorrendo ao mesmo "disfarce", lê-se no comunicado de imprensa.

Todos esses trojans se fazem passar pela aplicação Android Security Suite Premium, "mas na realidade foram concebidos para roubar mensagens SMS com o objetivo de intercetar as passwords e PINs que permitem realizar operações bancárias ou compras online e levar a cabo um esquema de burla online", descreve empresa de segurança.

As mensagens SMS roubadas dos dispositivos infetados são carregadas para um servidor remoto, cujo URL é codificado dentro do trojan, explicam os especialistas, que realçam ainda o facto de estas aplicações maliciosas receber comandos para se auto-desinstalar, roubar informação do sistema e ativar ou desativar mais software malicioso.

[caption][/caption]

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico