Por mais útil que seja, o Google Maps também tem as suas falhas. Imagine: quer visitar um novo local e está a usar a aplicação da Google para se orientar. No entanto, as indicações dadas levam-no a uma localização diferente completamente diferente, ou, então, dizem-lhe para passar por uma rua que já não existe.

Para ajudar assegurar que os mapas da app refletem o mundo de forma correta, a Google anunciou a chegada de novas funcionalidades. Em destaque está a possibilidade de os utilizadores corrigirem percursos e adicionarem informações em falta.

No seu blog oficial, a gigante de Mountain View explica a funcionalidade vai chegar ao longo dos próximos meses e que para usá-la é necessário aceder à versão desktop do Google Maps. Para começar a fazer as mudanças necessárias, basta clicar no botão “Editar o mapa”. Todas as informações serão depois validadas pela equipa da Google antes da sua publicação.

Veja como funciona a nova funcionalidade de edição de mapas

Através dela pode, por exemplo, adicionar ruas em falta, corrigir nomes que estão incorretos ou realinhar a direção de percursos. Caso uma rua esteja permanentemente fechada, os utilizadores poderão complementar o mapa com dados como data, motivo que levou ao encerramento e direções alternativas.

Na “calha” está também uma nova funcionalidade que permite adicionar updates fotográficos sobre estabelecimentos, parques e outros locais que surgem nos mapas de modo. Assim, os internautas podem verificar, por exemplo, se a zona exterior de um restaurante não está exposta ao Sol ou se um parque natural tem lugares para estacionar o carro.

Google Maps | Funcionalidade de update fotográfico
Google Maps | Funcionalidade de update fotográfico créditos: Google

Já nos Estados Unidos chegará em breve um recurso exclusivo que quer incentivar as pessoas a partilharem as suas experiências em estabelecimentos comerciais e restaurantes. O objetivo do “Local Love Challenge” é ajudar a atualizar as informações de 100.000 negócios e o desafio poderá ser expandido eventualmente a outros países.