O FBI anunciou ter desmantelado o maior esquema de phishing da história norte-americana do cibercrime. Durante a operação, desenvolvida conjuntamente com as autoridades egípcias, foram detidas 33 pessoas nos Estados Unidos.

A investigação de dois anos, a que foi dado o nome "Operation Phish Phry", culminou ainda com a acusação de 47 indivíduos no Egipto e com mais 53 nos EUA.

As autoridades adiantaram que a rede conseguiu reunir dados de milhares de vítimas que foram utilizados para defraudar bancos americanos, cujos nomes não foram divulgados. No total terá sido desviado, pelo menos, um milhão de dólares.

"A sofisticação com que os arguidos do Phish Phry operavam é representativa da crescente problemática face à forma como o roubo de identidade está a ser cometido", referiu um porta voz do FBI, citado pela Associated Press.

Os resultados da mega-operação surgem no momento em que foi conhecido o roubo e divulgação online de mais de 30 mil passwords relativas a serviços de correio electrónico como o Hotmail, Google ou o Yahoo, uma acção que se julga associada a um esquema de phishing.