Foi ontem apresentado o primeiro projecto privado aprovado no âmbito do Plano Tecnológico do Governo. O MegaRede é promovido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal e a Portugal Telecom e tem como objectivo a webização do comércio tradicional, ligando 600 estabelecimentos até final de 2006 mas alargando a rede a 5 mil lojas em cinco anos.

O projecto representa um investimento de cerca de 54 milhões de euros e, nos próximos cinco anos, deverá abranger cerca de cinco mil postos de venda, arrancando já em Abril com 10 lojas piloto em Faro, Coimbra, Braga e Lisboa. Até final do ano devem, estar ligados 600 estabelecimentos comerciais.




O MegaRede é gerido pela Entigere, uma empresa que tem como accionistas as quatro confederações empresariais, a PT, BPN, Millenium BCP e uma capital de risco. Esta empresa será responsável por colocar nas lojas aderentes os postos multifunções que dão acesso aos serviços, gerindo também a plataforma web de serviços aderentes.



Através desses postos os cidadãos vão poder fazer compras na Internet, pagar serviços ou mesmo pedir certidões ao Estado.



Na cerimónia que ontem decorreu no Centro Cultural de Belém estiveram presentes o primeiro-ministro José Sócrates, o ministro da Economia e da Inovação, Manuel Pinho, o secretário de Estado do Comércio, Fernando Serrasqueiro, e o coordenador do Plano Tecnológico, Carlos Zorrinho. Durante a apresentação do projecto foram assinados os protocolos com quatro confederações patronais e 23 entidades do mundo empresarial que participam no MegaRede.




O chefe do Governo sublinhou na sua apresentação que este é um projecto da sociedade civil, que se organizou para transformar um problema numa oportunidade, num dinamismo que o Governo gostaria de ver reflectido noutras iniciativas.

Notícias Relacionadas:

2006-03-10 - Governo assina protocolo com PT para projecto Esquadra do Século XXI

2006-03-08 - Governo mostra Cartão do Cidadão e remete para o 4ºtrimestre piloto regional