A Meta, que detém o Facebook, Instagram e WhatsApp, divulgou um código-fonte que permite animar desenhos de personagens humanos feitos à mão, como aqueles feitos por crianças, com inteligência artificial (IA).
A empresa abriu o código de animação e publicou o primeiro banco de dados do género com quase 180.000 desenhos de fãs para ajudar outros investigadores e criadores de IA a continuarem a inovar, destacou Mark Zuckerberg, fundador e diretor-executivo do Facebook em comunicado.
A Meta lançou o protótipo desta ferramenta de animação em 2021, e partilhou agora o código.
"Os nossos investigadores desenvolveram o primeiro método deste tipo para utilizar IA para animar automaticamente figuras de pessoas e personagens humanas desenhados à mão por crianças, ou seja, um personagem com dois braços, duas pernas e uma cabeça”, realçou Zuckerberg, citado na nota de imprensa.
Veja na galeria imagens de exemplo dos desenhos que ganharam vida com a IA:
De acordo com a Meta, ao enviar os desenhos para este sistema, “pais e filhos podem ver os seus desenhos a transformarem-se em personagens em movimento que dançam e pulam".
“Ao ensinar a IA a trabalhar efetivamente com desenhos infantis, esperamos que este projeto nos aproxime da construção de uma IA capaz de entender o mundo do ponto de vista humano”, sublinhou ainda a gigante tecnológica.
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
HMD Offgrid desafia aventureiros e garante comunicações em qualquer sítio do planeta através de satélite -
App do dia
AI Game Master apresenta uma aventura de texto onde as escolhas do jogador criam novas histórias -
Site do dia
Como é o seu bem estar digital e de que forma a tecnologia influencia a sua vida? -
How to TEK
Precisa de libertar espaço no Gmail? Conheça três formas de apagar rapidamente mensagens
Comentários