Metade dos portugueses que navegam na Internet (51 por cento) pretende recorrer a esta plataforma para fazer compras de Natal, este ano. A conclusão é de um estudo divulgado pela Microsoft, que coloca Portugal acima da média europeia nesta intenção, fixado nos 42 por cento.

O mesmo estudo também sugere que Portugal é um dos países europeus mais preocupados com a segurança das transacções na Internet, com 73 por cento dos inquiridos a revelarem esta preocupação em relação às condições da transacção. Um número ainda mais elevado preocupa-se com os riscos para a sua privacidade, que uma transacção online pode representar.

Os dados apurados, num inquérito que a fabricante de software disponibilizou online no portal MSN em 11 países e que recebeu respostas de 4 mil pessoas, tem no entanto a particularidade de, por ter sido realizado online, já pressupor a focagem num público consumidor de serviços online, apenas representativo de parte da população.

É também de destacar que os números contradizem os números do Eurostat apresentados esta semana e que colocam Portugal bem atrás da média europeia nas compras online.

A empresa complementa o estudo com um conjunto de recomendações para realizar compras online mais seguras. Entre os conselhos recomenda-se a actualização de software, a utilização de sistemas de protecção do PC (antivírus, firewall), cuidados na identificação de medidas de segurança associadas a páginas onde vá realizar compras online, entre outras.