Michael Jackson foi a personalidade (não fictícia) mais procurada online pelos portugueses em 2009, revela o último relatório da Marktest. O cantor concentrou as atenções dos internautas nacionais destronando a "campeã" em título, Luciana Abreu, a actriz portuguesa que ficou conhecida por interpretar "Floribela".

De acordo com os dados do Netpanel, 177 mil utilizadores (únicos) fizeram pesquisas pelo nome do artista pop durante o ano passado, o que equivale a 4,3 por cento do universo total de internautas em Portugal.

O artista, que faleceu em Junho em circunstâncias pouco claras, já tinha sido eleito "o mais procurado" pelo Yahoo, cujos números contemplam pesquisas feitas por utilizadores do motor de busca em todo o mundo.

Na lista das celebridades que mais interessam aos portugueses estão também a actriz que representa Hanna Montana, na série com o mesmo nome. Miley Cyrus foi procurada por 115 mil internautas. Note-se que a amostra contempla utilizadores residentes em Portugal, com idades a partir dos 4 anos.

O terceiro lugar da tabela é ocupado pela cantora Beyoncé (71 mil utilizadores), seguida de Robert Pattinson, que protagoniza o filme Crepúsculo, Tony Carreira e Rihanna (69 mil). Rita Pereira, Ana Malhoa e Cláudia Vieira são as outras "eleitas". Luciana Abreu, que em 2008 foi objecto de pesquisa pelo equivalente a 4,4 por cento da população nacional de internautas, não vai este ano além dos 68 mil.

[caption]personalidades mais pesquisadas na Internet em 2009[/caption]

O líder absoluto das pesquisas efectuadas durante o ano passado em Portugal foi o YouTube, procurado pelo equivalente a 38,4 por cento do total de internautas no país. Mais de 1,5 milhões de utilizadores fizeram pesquisas pelo serviço de partilha de vídeos da Google.

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.