Michael Jackson foi a personalidade (não fictícia) mais procurada online pelos portugueses em 2009, revela o último relatório da Marktest. O cantor concentrou as atenções dos internautas nacionais destronando a "campeã" em título, Luciana Abreu, a actriz portuguesa que ficou conhecida por interpretar "Floribela".

De acordo com os dados do Netpanel, 177 mil utilizadores (únicos) fizeram pesquisas pelo nome do artista pop durante o ano passado, o que equivale a 4,3 por cento do universo total de internautas em Portugal.

O artista, que faleceu em Junho em circunstâncias pouco claras, já tinha sido eleito "o mais procurado" pelo Yahoo, cujos números contemplam pesquisas feitas por utilizadores do motor de busca em todo o mundo.

Na lista das celebridades que mais interessam aos portugueses estão também a actriz que representa Hanna Montana, na série com o mesmo nome. Miley Cyrus foi procurada por 115 mil internautas. Note-se que a amostra contempla utilizadores residentes em Portugal, com idades a partir dos 4 anos.

O terceiro lugar da tabela é ocupado pela cantora Beyoncé (71 mil utilizadores), seguida de Robert Pattinson, que protagoniza o filme Crepúsculo, Tony Carreira e Rihanna (69 mil). Rita Pereira, Ana Malhoa e Cláudia Vieira são as outras "eleitas". Luciana Abreu, que em 2008 foi objecto de pesquisa pelo equivalente a 4,4 por cento da população nacional de internautas, não vai este ano além dos 68 mil.

[caption]personalidades mais pesquisadas na Internet em 2009[/caption]

O líder absoluto das pesquisas efectuadas durante o ano passado em Portugal foi o YouTube, procurado pelo equivalente a 38,4 por cento do total de internautas no país. Mais de 1,5 milhões de utilizadores fizeram pesquisas pelo serviço de partilha de vídeos da Google.