A Microsoft vai juntar aos existentes, um novo pacote Microsoft 365. A versão Básico da suite de produtividade da empresa vai ter um preço mensal de 2 euros, ou 20 euros na subscrição anual. A nova oferta vai estar disponível a partir de 30 de janeiro.

Até agora, o 365 no mercado de consumo divide-se entre Gratuito, Pessoal e Familiar. Esta nova opção fica entre o pack gratuito, com recursos mais limitados, e o pack Pessoal. Vai incluir 100 GB para armazenamento, versões web e móvel do Word, Excel, Powerpoint, OneNote e OneDrive, assim como uma versão sem anúncios do Outlook, para além de dar acesso a apoio técnico das equipas Microsoft, tal como acontece nas restantes versões pagas. Diferente das restantes versões pagas, o pacote Básico não permitirá descarregar Word, Excel ou PowerPoint para o computador.

Como explica o The Verge, que avança a notícia, este novo pacote Básico vai substituir a oferta do OneDrive com 100 GB de storage, acrescentando um conjunto de funcionalidades. Os clientes desta oferta serão, aliás, migrados de forma automática para a nova subscrição, sem alterações de preços, uma vez que o pack já custava 1,99 dólares, 2 euros em Portugal. No site da Microsoft para Portugal já se assinala que a opção OneDrive Standalone 100 GB vai migrar em breve para 365 Bésico e os preços de 2€ mensais, ou 20€ na subscrição anual.

Na área da segurança, o Basic garantirá ainda dados encriptados para uma conta de correio do Outlook, verificação de links suspeitos e pesquisa de malware em anexos. Ainda este ano serão adicionadas mais funcionalidades avançadas, como a possibilidade de criar ligações com um período de validade, após o qual expiram, e protegidas por passwords, cofres pessoais, ou deteção de ransomware e recuperação em massa de ficheiros. Os detalhes foram adiantados ao site, em entrevista, por Gareth Oystryk, diretor de marketing de produtos da Microsoft 365.

O mesmo responsável adianta que o novo pacote foi desenhado a pensar nos utilizadores do Windows e com intenção de dar um nível de serviço semelhante ao das configurações do 365 mais próximas desta. "Sabemos que muitas das pessoas que usam hoje os nossos serviços ficam sem armazenamento, ou querem benefícios adicionais que não obtêm com a experiência gratuita do Microsoft 365”.

Também no final deste mês, o Office muda de nome na app móvel e no Windows, para Microsoft 365, pondo em marcha uma alteração que a empresa já tinha dito que ia fazer. Oystryk explicou ao The Verge que o plano não passa por eliminar completamente a marca Office, que pode continuar a aparecer em algumas circunstâncias, mas reiterou que a Microsoft quer fazer do 365 a referência imediata, quando os utilizadores pensam em aplicações de produtividade da fabricante.