No palco da Altice Arena, Smith falava sobre o desafio da cibersegurança e  recordou a 4ª Convenção de Genebra, assinada após o fim da II Guerra Mundial, que acrescentou a proteção dos civis em tempo de guerra.

“Temos de olhar para trás e buscar inspiração no passado”, afirmou Brad Smith, defendendo que o que é necessário é “uma convenção de Genebra para o digital" porque o “dominó digital pode desabar muito depressa”.

Aplaudido por uma plateia quase plena, o líder da gigante tecnológica classificou a cibersegurança como “um dos maiores desafios do nosso tempo”, sublinhando que o “o ciberespaço é o novo campo de batalha” e alertou que é necessário "aceitar que as empresas tecnológicas têm a primeira responsabilidade. Temos de fazer tudo o que conseguirmos para construir sistemas fortes".

Também aos governos foi imputada uma parte da responsabilidade do que acontece no mundo digital, devendo estes reconhecer que “algumas leis têm que ser criadas” porque “não vamos ajudar os governos a atacar pessoas onde quer que seja”.

O presidente da gigante tecnológica sustentou uma atuação conjunta para dar uma uma resposta forte aos ataques virtuais, porque”temos essa responsabilidade”. “Somos os primeiros socorros do século XXI”, salientou.

O Web Summit termina esta quinta-feira, dia 9 de novembro, e o TEK tem acompanhado os momentos mais importantes, nomeadamente em imagens. Veja a edição de 2017 do evento "por dentro".

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.