A utilização do sistema não é obrigatória, mas opcional. Quem preferir pode continuar a usar o tradicional sistema de autenticação com password, mas a medida visa aumentar as garantias de segurança para o utilizador.



Com o novo sistema o utilizador deve combinar a tradicional password com um segundo código que pode receber através de uma mensagem de telemóvel ou email.



A partir de agora passa também a ser possível usar o mecanismo nos restantes serviços da fabricante norte-americana, para PC ou smartphone. Este segundo código é fornecido apenas uma vez e será recordado pelo sistema.



O código é gerado tendo em conta o browser e o dispositivo usado pelo utilizador, pelo que sempre que um dispositivo não é usado por um período de 60 dias o código tem de ser reposto, explica a Microsoft no seu blog.



Recorde-se que a Microsoft já usava um sistema de autenticação de duplo fator para a gestão de operações críticas, como a edição de dados de cartões de crédito na plataforma Xbox ou o acesso a ficheiros guardados no SkyDrive, a partir de um computador diferente do habitual.



O sistema de autenticação dupla tem vindo a ser implementado por várias empresas. Ainda no mês passado a Apple fez o mesmo.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico