
A Microsoft emitiu um boletim de segurança onde alerta os internautas para o perigo de um trojan de origem brasileira que está a ser instalado nos browsers Mozilla Firefox e Google Chrome como um plug-in. O malware tem a capacidade de sequestrar os perfis de Facebook dos utilizadores e de fazer várias ações sem que a pessoa saiba.
O Trojan:JS/Febipos.A foi detetado pela equipa de segurança da tecnológica norte-americana e associado ao Brasil pelas publicações serem feitas em português e porque nos ficheiros alterados pelo software existe sempre uma referência ao país sul-americano.
Apesar de não ser um malware muito comum para a maior parte dos internautas mundiais, dada a proximidade entre portugueses e brasileiros na rede, o aviso é considerado como importante para os utilizadores nacionais.
Mas pela facilidade que existe em se adaptar o software para outras línguas e especificações online, a tecnológica de Redmond emitiu o boletim mundialmente.
O trojan em questão consegue fazer gostos, publicações, convidar amigos para um grupo, iniciar uma conversação através do chat e comentar uma publicação sem que o utilizador dê conta. O plug-in instalado nestes browsers - não existem versões para Internet Explorer ou Safari - tenta constantemente ligar-se à conta de Facebook do utilizador.
A Microsoft não revelou o nome do plug-in que deve ser evitado mas confirmou que o próprio Facebook já está a bloquear alguns links publicados pelo malware.
Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Microsoft: 50 anos de história e os marcos da empresa que redefiniu o software na computação pessoal -
App do dia
Pondlife é um jogo relaxante que ensina mais sobre os peixes e animais marinhos -
Site do dia
Aprenda acordes de guitarra gratuitamente através do FretMap -
How to TEK
Instagram muda layout e substitui quadrados por retângulos nos perfis. Como se adaptar ao novo formato?
Comentários