O novo sistema operativo Windows 8, cuja versão Release Preview foi lançada na semana passada, vai trazer o novo Internet Explorer 10 (IE10), que recebeu uma interface de utilização ao estilo Metro.

Algumas mudanças já tinham sido antecipadas em março e foram agora detalhadas, embora o browser possa ser usado também na sua variante dita "normal", ou seja, com uma interface muito similar à que os utilizadores já conhecem de usar nos seus computadores pessoais.

Para Rob Mauceri, gestor de programa do grupo de trabalho do Internet Explorer, o IE10 na variante Metro vai permitir aos utilizadores "concentrarem-se nas informações em que desejam navegar, e não na tarefa de navegação em si". Esse é o princípio subjacente à interface e mecânica de funcionamento do IE10.

O aspeto gráfico do novo IE foi bastante simplificado: as páginas ocupam o ecrã inteiro e tudo o resto - barra de endereços, mosaico com imagem dos sites mais visitados, opções de navegação… - aparece no ecrã só quando o utilizador precisa. Pensado para ser usado com qualquer tipo de dispositivo (rato, teclado, toque), o IE10 reage sempre a todos os inputs do utilizador: um simples toque permite retroceder para a página anterior, ampliar determinada zona da página ou fazer aparecer opções numa barra lateral.

[caption]Nome imagem[/caption]

Além disso, o browser foi concebido de modo a facilitar a vida ao utilizador, diminuindo a quantidade de informação que este tem de introduzir manualmente. Por exemplo, quando a barra de endereços aparece em baixo, no topo do ecrã alinham-se ícones dos sites que consultamos mais vezes, para que possamos clicar em vez de escrever o endereço Web.

[caption]Nome imagem[/caption]

Este tipo de navegação, muito ao estilo dos tablets e das aplicações táteis, é possível graças a melhorias na arquitetura do IE10, em particular à integração do Adobe Flash Player com função de toque, ao suporte para HTML5 e à aceleração do browser por hardware.

Outra das funcionalidades dignas de nota no Internet Explorer 10 prende-se com a segurança e os mecanismos de privacidade, entre eles a funcionalidade Do Not Track (DNY), que vem ligada por defeito e permite ao utilizador impedir a partilha dos seus dados quando navega.

Veja abaixo um vídeo onde são detalhadas as novidades do novo IE10.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.