O novo sistema operativo Windows 8, cuja versão Release Preview foi lançada na semana passada, vai trazer o novo Internet Explorer 10 (IE10), que recebeu uma interface de utilização ao estilo Metro.

Algumas mudanças já tinham sido antecipadas em março e foram agora detalhadas, embora o browser possa ser usado também na sua variante dita "normal", ou seja, com uma interface muito similar à que os utilizadores já conhecem de usar nos seus computadores pessoais.

Para Rob Mauceri, gestor de programa do grupo de trabalho do Internet Explorer, o IE10 na variante Metro vai permitir aos utilizadores "concentrarem-se nas informações em que desejam navegar, e não na tarefa de navegação em si". Esse é o princípio subjacente à interface e mecânica de funcionamento do IE10.

O aspeto gráfico do novo IE foi bastante simplificado: as páginas ocupam o ecrã inteiro e tudo o resto - barra de endereços, mosaico com imagem dos sites mais visitados, opções de navegação… - aparece no ecrã só quando o utilizador precisa. Pensado para ser usado com qualquer tipo de dispositivo (rato, teclado, toque), o IE10 reage sempre a todos os inputs do utilizador: um simples toque permite retroceder para a página anterior, ampliar determinada zona da página ou fazer aparecer opções numa barra lateral.

[caption]Nome imagem[/caption]

Além disso, o browser foi concebido de modo a facilitar a vida ao utilizador, diminuindo a quantidade de informação que este tem de introduzir manualmente. Por exemplo, quando a barra de endereços aparece em baixo, no topo do ecrã alinham-se ícones dos sites que consultamos mais vezes, para que possamos clicar em vez de escrever o endereço Web.

[caption]Nome imagem[/caption]

Este tipo de navegação, muito ao estilo dos tablets e das aplicações táteis, é possível graças a melhorias na arquitetura do IE10, em particular à integração do Adobe Flash Player com função de toque, ao suporte para HTML5 e à aceleração do browser por hardware.

Outra das funcionalidades dignas de nota no Internet Explorer 10 prende-se com a segurança e os mecanismos de privacidade, entre eles a funcionalidade Do Not Track (DNY), que vem ligada por defeito e permite ao utilizador impedir a partilha dos seus dados quando navega.

Veja abaixo um vídeo onde são detalhadas as novidades do novo IE10.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico