A Microsoft e a Walt Disney anunciam hoje formalmente um acordo segundo o qual se comprometem a trabalhar em conjunto no desenvolvimento de conteúdos de media digitais, sobretudo nas áreas de filmes de alta definição e digital rights management.



Nos termos do acordo, a Disney utilizará software da Microsoft para alargar os canais de distribuição dos filmes e desenhos animados através do computador, da Internet e de terminais móveis. O objectivo do acordo, que não tem data de término, é melhorar a qualidade e segurança dos conteúdos multimedia dirigidos ao mercado de utilizadores domésticos.



Neste âmbito é possível que a Disney venha a utilizar os formatos de alta definição da Microsoft, desenvolvidos para criar vídeos com níveis de resolução superior à de um DVD normal, garantem as empresas em declarações citadas pela C|Net.



Sabe-se também que a Disney passará a dispor de uma
licença com carácter não exclusivo do software de gestão de direitos digitais da Microsoft, por forma a garantir níveis mais elevados de segurança na disponibilização dos seus conteúdos via Internet, o que não deverá acontecer antes de 2005.



O acordo entre as duas empresas é visto como fundamental para o sucesso das plataformas de software de áudio e vídeo da Microsoft junto do enorme mercado de Hollywood ao qual a empresa de Bill Gates tem feito várias aproximações.



A aposta da Microsoft nesta área tornou-se ainda mais clara com o lançamento de novas versões do Media Center que permitem aos utilizadores fazer o download de música e filmes, bem como o seu acesso através de controle remoto, funcionalidades que serão agora exploradas e melhoradas pelas duas empresas.



"Vamos cooperar em iniciativas de media digitais tentando acelerar a aceitação dos consumidores a este tipo de produtos", explica, em declarações citadas pela C|Net, Dave Fester, director-geral da divisão de Digital Media da Microsoft.



O acordo entre as duas empresas deverá ser formalmente anunciado hoje à tarde.


Notícias Relacionadas:

2003-10-01 - Microsoft renova conceito de PC com novo Windows XP Media Center


2002-11-01 - Windows XP Media Center transforma o PC em centro de entretenimento digital