A situação parece estar novamente a agravar-se para a Microsoft na Europa e a escolha de browsers está mais uma vez em cima da mesa do comissário europeu da concorrência, que admite a hipótese de que a empresa possa ser alvo de uma multa pesada.

Joaquin Almunia, comissário europeu da concorrência, já tinha dado a entender que o executivo estava a avaliar se a Microsoft estava a aplicar de forma rigorosa o esquema de opção na instalação de browsers no sistema operativo Windows, mas agora admite claramente que há matéria para avançar com uma multa.

Numa entrevista à agência AFP o comissário europeu afirmou que tinha sido identificada uma falha da Microsoft na apresentação do ecrã de escolha para utilizadores da última versão do Windows 7 na Europa.

O erro foi confirmado pela Microsoft e a Comissão Europeia é agora pressionada para reagir. "A falha existe, está lá há mais de um ano e é claro que precisamos de reagir", afirmou o comissário europeu na entrevista.

Joaquin Almunia mostra-se preocupado com a distorção da concorrência causada por esta falha, mas sobretudo pelo facto das medidas impostas em 2009 à Microsoft não estarem a ser cumpridas.

[caption]Nome imagem[/caption]

Ainda no início de setembro o comissário se tinha mostrado mais otimista em relação à vontade da Microsoft cumprir as regras da concorrência impostas pela CE, neste caso relativamente ao Windows 8.

A Microsoft já admitiu o erro que afetou cerca de 28 milhões de utilizadores, a quem não foi apresentado o ecrã de escolha do browser, comprometendo-se a estender a medida até 2016 e a incluir o mesmo ecrã de escolha no Windows 8. Segundo a empresa, um erro técnico fez com que as cópias do Windows 7 com Service Pack 1 vendidas nas lojas em fevereiro de 2011 não tivessem essa opção.

O executivo europeu pode agora avançar com uma penalização que pode ir até aos 10% da faturação anual da Microsoft, numa nova multa recorde. Recorde-se que a empresa liderada por Steve Ballmer já foi alvo de uma multa de quase 900 milhões de euros em 2008 por recusar partilhar informação que permitisse às aplicações de terceiros funcionar melhor nos seus sistemas operativos.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico