A Microsoft anunciou que ainda este mês irá lançar o seu primeiro serviço de Weblog. O mercado escolhido foi o do Japão onde a empresa espera angariar um milhão de clientes no primeiro ano de actividade. Por decidir está a extensão do serviço aos continentes europeu e americano, admite a empresa.



Esta é a primeira iniciativa do género levada a cabo pela Microsoft, que acaba de pôr no terreno um princípio defendido por Bill Gates num discurso efectuado em Maio, quando afirmou que os blogs e a forma como são distribuídos podem ser usados como ferramentas de comunicação e transformados em oportunidade de negócio.



Marcado para o próximo dia 10 de Agosto, o lançamento do serviço acontece primeiro em versão experimental e resulta de uma parceria com o fornecedor de serviços japonês TOS. O novo serviço pode ser acedido via PC ou através de telemóvel e permite aos autores de cada blog e visitantes actualizarem a informação da página, mesmo a partir de um telemóvel.



Tal como outros serviços concorrentes também o da Microsoft é gratuito assentando num modelo de negócio baseado em receitas de publicidade e, eventualmente, em alguns serviços extras associados ao blog, como o reforço de capacidade disponível para suporte de conteúdos, escreve a Reuters.



A disponibilização de uma oferta nesta área é também vista como mais uma ferramenta para competir com o Google que nos últimos meses parece ter-se tornado o mais importante concorrente da Microsoft.



Recentemente o mais popular motor de pesquisa da web actualizou o seu serviço Blogger.com com novas funcionalidades onde se incluem também a possibilidade de actualizar a informação online a partir de qualquer dispositivo com acesso à Internet, incluindo telemóveis.



Japão é um dos países no mundo com níveis de penetração da Internet mais elevados, um indicador que deverá ter contribuído para a decisão da Microsoft.



Actualmente, os telemóveis com ligação à Internet representam 90 por cento do parque de equipamentos. Por outro lado, nove em cada 10 casas têm ligação à Internet como fios ou wireless, revelou recentemente o ministro das telecomunicações.



Em termos de concorrência, na área dos serviços de blogging a Microsoft vai encontrar provedores de serviços Internet como o Nifty, uma unidade da Fujitsu.



O lançamento oficial do serviço que agora arranca em versão experimental não está ainda marcada, mas irá ocorrer antes do final de 2004.



Notícias Relacionadas:

2003-02-19 - Google adquire serviço Web Blogger.com