A Microsoft está determinada a ganhar pontos no mercado das pesquisas online. E parece estar mesmo disposta a pagar por isso: três dólares por cada utilizador.

A mais recente estratégia passa pelo lançamento de uma campanha em que a gigante de Redmond propõe dar o equivalente a 2,34 euros a cada internauta que escolha o Bing como motor de busca predefinido. O dinheiro é para doar a um projecto de solidariedade.

A iniciativa surge numa parceria com a DonorChoose.org, que recolhe fundos para projectos educativos, e o dinheiro destina-se a equipar salas de aula em escolas públicas.

No site da campanha são apresentados os vários beneficiários e o montante até agora "angariado". Quando o utilizador opta por transformar o motor de busca da Microsoft naquele que vai usar "por defeito", é-lhe atribuído um código para fazer a doação ao projecto que escolher ajudar.

Lançado há pouco mais de um ano, o Bing tem sido uma das apostas fortes da empresa, que já anunciou também a integração da tecnologia do motor de busca no seu novo sistema operativo para telemóveis, o Windows Phone 7.

Os últimos dados da comScore, apresentados ontem, mostram um crescimento do motor de busca no mercado norte-americano de pesquisas, atingindo, em Junho, uma quota de 12,7 por cento. Um mês antes o valor era de 12,1 por cento.

A tendência foi acompanhada de um decréscimo na quota do incontestado líder, o Google, que caiu dos 63,7 por cento em Maio para os 62,6 por cento o mês passado.

Nota de Redacção: A notícia foi corrigida numa gralha.