A Microsoft está a preparar o lançamento de um novo serviço de música que será oferecido através da rede do MSN. O novo serviço, que deverá ficar pronto ainda antes do fim do mês, oferece música gratuita em streaming e também permite o download de faixas. O lançamento está confirmado para o Reino Unido, garantiu o responsável do MSN local ao Telegraph.

Não existem detalhes sobre planos de lançamento para outros mercados, mas a confirmação do projecto para o Reino Unido mostra que a empresa está novamente a apostar numa área onde já fez algumas investidas e vários recuos.

Actualmente a Microsoft oferece música em streaming no Reino Unido através de um parceiro. Em 2004 tinha lançado o MSN Music. Dois anos depois trocou a aposta por uma parceria com a RealNetworks, que mantém o Rhapsody, e antes de entrar na era Zune ainda teve uma parceria com a MTV, através do Urge. Hoje concentra esforços no leitor de música e serviço associado, que nunca conseguiram atingir o sucesso de outras ofertas, como a da concorrente Apple.

Este novo serviço de música será todo gerido a partir do MSN e suportado na tecnologia que a dona do Windows adquiriu à Musiwave, com a compra da empresa.

Por fechar ainda está o modelo de negócio, que deverá ser idêntico ao usado no popular Spotify, um serviço recente que também oferece conteúdos em streaming e que combina uma oferta gratuita e paga. Na oferta gratuita os utilizadores aceitam receber com a música alguma publicidade. Por 9,9 libras mensais livram-se dos anúncios.

A Microsoft Portugal explicou ao TeK que "para já Portugal está fora deste projecto e ainda não há datas para o lançamento do novo serviço de música no MSN.pt".

Nota de redacção: A notícia foi actualizada com informação fornecida pela Microsoft.