Terminou o julgamento do jovem responsável pelo desenvolvimento dos vírus Sasser, considerado culpado pela justiça alemã e condenado a um ano e nove meses de pena suspensa e 30 horas de trabalho comunitário.



A sentença foi pronunciada após quatro dias de julgamento e teve em conta que à data dos factos o arguido era menor (tinha 17 anos) e que este foi o seu primeiro caso com a justiça, o que acabou por lhe valer a liberdade condicional.



O dia em que o processo terminou fica marcado pela comunicação da Microsoft, que vai pagar a recompensa devida aos dois delatores do craker, que forneceram pistas sobre o autor do vírus, suficientes para o colocar em prisão preventiva poucos dias depois do worm começar a circular na Internet.



Quando o Sasser foi lançado a empresa de Bill Gates incluiu-o no Anti-virus Reward Program, que prevê a atribuição de uma recompensa de 250 mil euros a quem fornecer pistas que conduzam à identificação e detenção dos autores de determinados vírus designados pela empresa, em função da sua perigosidade.



O programa existe desde Novembro de 2003, sem grande sucesso, mas neste caso surtiu efeitos num período de tempo relativamente reduzido. Da mesma lista fazem ainda parte worms como o Sobig, do MSBlast.A e MyDoom.B, cujos autores permanecem por identificar.



O Sasser foi detectado pela primeira vez em Maio do ano passado, teve pelo menos seis variantes, e continua a ser considerado um dos vírus mais poderosos na sua capacidade e rapidez de difusão. Este worm propagava-se via email e explorava uma vulnerabilidade no serviço de segurança LSASS do sistema operativo da Microsoft.



Sven Jaschan foi considerado culpado de quarto acusações de manipulação de dados, três de sabotagem e também pela interferência com serviço públicos, crimes que o jovem confessou.



À data da detenção, em Maio do ano passado, Jaschan confessou ser também autor do Netsky, um worm também com elevada capacidade de propagação que já conheceu mais de 20 variantes.



Notícias Relacionadas:

2004-05-13 - Polícia alemã interroga mais suspeitos de ligação aos casos Sasser e Netsky

2004-05-10 - Polícia detém presumível autor do worm Sasser com base em denúncia

2004-05-04 - Variantes do worm Sasser cada vez mais perigosas

2004-05-03 - Novo worm provoca milhares de infecções durante o fim-de-semana