A Microsoft ultrapassou a Google no Natal de 2012, depois de ter sido nomeada a parceira oficial do Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) para acompanhar e divulgar online a viagem do Pai Natal no dia 25 de dezembro. A Google era desde 2007 a empresa que rastreava a viagem do mais famoso habitante da Lapónia.

Em declarações à televisão norte-americana NBC, um responsável da NORAD fez questão de salientar que não houve nenhum problema com a Google e que as duas entidades acordaram seguir "caminhos diferentes" este ano. Apesar da aparente irrelevância desta conquista em termos de mercado e volume de negócios num tempo próximo, é relevante que os serviços de Google tenham sido preteridos pelos da Microsoft.

Numa altura em que a luta pelo mercado dos serviços de geolocalização está a ficar mais intenso com a entrada de novas ofertas como os Mapas Apple e o serviço HERE da Nokia, o Bing vai conquistar a atenção dos mais pequenos durante a época natalícia.

A ferramenta "Santa Tracker" vai utilizar o Windows Azure e os Mapas Bing para monitorizar a localização do Pai Natal. Também vão ser disponibilizadas aplicações para Windows 8 e Windows Phone 8 para que o acompanhamento possa ser feito pelos utilizadores em qualquer local.

O NORAD realiza a localização do Pai Natal há cerca de 50 anos e que em décadas anteriores era feita através de telefone - as crianças que quisessem podiam ligar para a organização norte-americana para saber em que localização do mundo andava o senhor das prendas.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico