A Microsoft prepara-se para lançar uma nova rede social, para concorrer com gigantes como o Facebook e o Google+. Chama-se Socl e apresenta um interface de utilizador e funcionalidades a lembrar aquilo que nos habituámos a ver precisamente nas duas principais concorrentes.

A informação avançada sobre o novo serviço ainda não é oficial, mas o site The Verge foi convidado a experimentar a versão de teste e partilhou online as primeiras impressões. E imagens.

Segundo explicam, trata-se do serviço que em julho tinha sido anunciado como Tulalip - nome que mereceu diversas críticas e que a empresa terá entretanto abandonado. Na altura era permitido aos interessados autenticarem-se com as credenciais usadas no Facebook e Twitter e apresentava um design a lembrar os menus do Windows Phone. A companhia terá depois aberto a plataforma a alguns utilizadores selecionados, que quisessem testar a nova versão da rede social.

[caption]créditos[/caption]

A nova proposta oferece uma combinação de funcionalidades onde se incluem as pesquisas, sugestões (discovery) e uma rede social - que conta, por exemplo, com as "vídeo party" (festa vídeo), uma novidade apontada como diferenciadora face às funcionalidades de vídeo oferecidas pelo Facebook e Google+.

[caption]créditos da imagem: The Verve[/caption]

Segundo The Verge, a proposta da Microsoft encontra-se mais vocacionada para a possibilidade de os utilizadores apreciarem conteúdos vídeo em grupo (através da integração com o YouTube), que também conta com uma componente de chat e mostrou ser de utilização simples e intuitiva.

O site destaca ainda o facto de o Socl ser essencialmente desenvolvido em HTML5, não havendo "vestígios de Silverlight ou Falsh", e não ter mostrado pior desempenho quando acedido a partir de browsers que não o da Microsoft - como o Chrome e o Firefox.

Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico