Vários sites de turismo italianos foram infectados com software malicioso que visa detectar e recolher dados financeiros confidenciais dos utilizadores que frequentam as páginas. A onda de ataques foi apelidada de "The Italian Job" e, de acordo com a Trend Micro já foram encontrados mais de 4,5 mil sites nas condições acima referidas. Quanto às informações roubadas sabe-se que são enviadas para um servidor localizado em Chicago.
David Perry, porta-voz da Trend Micro citado pela Reuters, informa que este é um dos maiores ataques a sites. De acordo com Perry, o software permite que um troiano se instale nos computadores dos internautas, gravando todas as informações inseridas na máquina, incluindo números de cartões de créditos ou outros dados confidenciais.
Ao que tudo indica os únicos computadores vulneráveis são aqueles que têm instaladas versões não actualizadas do Internet Explorer.
Por enquanto ainda não é conhecida a identidade dos autores dos ataques. Os motivos que levaram os cibercriminosos a escolherem sites de turismo e o número de máquinas já infectadas são, de acordo com Davis Perry, também desconhecidos.
Notícias Relacionadas:
2007-06-18 - Onda de ataques phishing prejudica utilizadores do MySpace
2007-06-19 - Número de vírus para equipamentos móveis aumenta mais de 1.200% em três anos
Em destaque
-
Multimédia
Frigoríficos com anúncios, chupa-chupas eletrónicos e campainhas invasivas nos piores gadgets da CES 2026 -
App do dia
Pixelfed: Uma alternativa Open Source ao Instagram que devolve o controlo ao utilizador -
Site do dia
Do Falcon 9 ao Ariane 6: Flight Atlas mostra como evolui a indústria espacial com gráficos interativos -
How to TEK
Quais são as novidades do Google Maps para ajudar a chegar ao seu destino? Veja estas dicas de personalização
Comentários