O Tribunal de Apelos do Reino Unido considerou que o pedido feito pela Google para evitar ser julgada por causa da polémica dos cookies no Safari não tem razão de ser. A justiça defende que a privacidade dos utilizadores foi violada e que por isso a tecnológica não poderá escapar a possíveis processos.

Fica assim aberta a porta para que milhares de internautas britânicos avancem - em separado ou em conjunto - contra a gigante norte-americana.

De acordo com a BBC, a Google afirmou estar muito desiludida com a decisão. A empresa alegava que como não houve prejuízo financeiro para os internautas, então não havia uma razão válida para permitir os processos de acusação.

O tribunal analisou o caso de forma diferente e considerou que por ter conseguido dados relacionados com os hábitos de navegação online, a classe social e a etnia, então violou a privacidade dos utilizadores por ter recolhido as informações sem autorização ou o devido alerta.

Um dos queixosos disse ao meio de comunicação britânico que está era uma vitória ao estilo "David contra Golias".

O caso está ligado a um período temporal recente - verão de 2011 à primavera de 2012 - e diz respeito a todos os utilizadores de iPhone, iPad e Mac do Reino Unido durante esse período e que usavam o Safari como navegador. Quer isto dizer que a Google arrisca-se a ser processada por milhões de pessoas.

Nos EUA a Google já foi condenada pelo mesmo caso, tendo sido obrigada a pagar uma coima total de 40 milhões de dólares à Comissão Federal de Comércio (FTC na sigla em inglês) e a 38 estados norte-americanos.


Escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico

Não perca as principais novidades do mundo da tecnologia!

Subscreva a newsletter do SAPO Tek.

As novidades de todos os gadgets, jogos e aplicações!

Ative as notificações do SAPO Tek.

Newton, se pudesse, seguiria.

Siga o SAPO Tek nas redes sociais. Use a #SAPOtek nas suas publicações.