O Millennium BCP e a Microsoft anunciaram hoje a assinatura de um protocolo que permitirá a disponibilização de informação sobre segurança online na plataforma de Internet do banco e a entrega de uma newsletter mensal aos utilizadores do sistema de banca online.




"O objectivo da iniciativa é informar os clientes dos cuidados de segurança indispensáveis no uso da Internet para garantir uma utilização sem perigos das plataformas online", explicou o director geral do banco Miguel Maya.




Por seu lado, João Paulo Girbal director geral da Microsoft em Portugal explicou que para a empresa, líder na venda de software para utilizadores domésticos, esta iniciativa é de extrema importância pois dá à Microsoft a possibilidade de chegar à fatia de utilizadores mais afectados pelos vírus e fornecer-lhes informação sobre esta matéria.




Recorde-se que os utilizadores domésticos têm sido os mais prejudicados pelos últimos worms, uma vez que não efectuam as actualizações de segurança disponibilizadas pela Microsoft e mantêm os seus PCs vulneráveis a eventuais ataques.




A primeira newsletter que resulta desta parceria é distribuida hoje e terá um formato sempre idêntico, contando com um tema de destaque, novidades, conceitos básicos de segurança, configurações e actualizações de software. Nesta primeira edição estarão em foco o tema do spam e em análise os emails com anexos que direccionam os clientes para sites cópia dos sites originais com o propósito de roubar informação pessoal.




No site do banco estão diariamente disponíveis os três passos fundamentais para a segurança do PC e outras informações relacionadas com o assunto, num layout muito idêntico ao do site nacional da Microsoft.




Miguel Maya admitiu que o banco está também em contactos com empresas fornecedoras de soluções antivírus, que conta disponibilizar na plataforma online, embora para já tenha apenas acordo com a Mcafee.




No final de Abril o Millennium BCP online contava com 1.2 milhões de utilizadores registados, número que representa um crescimento de 100 por cento face a igual período do ano passado. Destes, 287 mil são utilizadores frequentes que cointribuiram para a realização de 4,7 milhões de transacções através da Internet, das quais 96 mil foram realizadas através de SMS.




Na cerimónia de apresentação da parceria, o Millenium BCP adiantou ainda que 68 por cento das ordens de bolsa processadas pelo banco chegam pela Internet, referiu Miguel Maya.




O Millenium BCP investe anualmente cerca de 1 milhão de euros em segurança, um valor que exclui despesas com hardware e formação e garante ter 30 colaboradores a trabalhar em exclusivo nesta área.




A Microsoft explicou que o acordo com o banco não tem qualquer carácter de exclusividade, sendo possível que vejam a ser estabelecidas outras parcerias com entidades concorrentes.






Notícias Relacionadas:


2003-06-05 - Cidadebcp com acesso garantido através de PDAs Pocket PC

2002-04-10 - Cidadebcp disponibiliza novas funcionalidades SMS